Projeto de Pesquisa Cor@gem

Inclusão social e digital de crianças e adolescentes com fibrose cística no Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA

   
PÁGINA INICIAL
GALERIA DE FOTOS
ERA UMA VEZ, ...
ASSISTA O VIDEO
 

Há mais de dez anos o Núcleo da Hora do Conto do Departamento de Ciências da Informação da FABICO/UFRGS realiza na Pediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre o Projeto de Extensão “Era Uma Vez...: a Visita da Fantasia” com narrativas de histórias para crianças  hospitalizadas.

Desde o início do Projeto muitas histórias contadas se multiplicaram através das magias, encantos e fantasias que as narrativas proporcionam, tanto para quem conta como para quem ouve.

Nos mais diferentes e longínquos espaços, no tempo que passou, as histórias com seus personagens continuam presentes, recontadas por alguns para familiares, amigos, colegas de aula, filhos. Enquanto outros tornaram o céu mais encantador com as histórias recontadas por lá...

Todas as sextas-feiras os livros de histórias se tornam mágicos na voz dos contadores de histórias do Núcleo da Hora do Conto na Sala de Recreação,  nos quartos restritos e na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP).

Agregando-se aos livros de histórias, surgiram as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) e com elas, o computador, a informática na educação, os ambientes virtuais de aprendizagem que propiciam a comunicação, a interação e a inclusão digital dos doentes crônicos com Fibrose Cística internados nos quartos restritos da Pediatria do HCPA.

Nasceu assim, o Projeto de Pesquisa Coragem: Inclusão Social e Digital de Crianças e Adolescentes com Fibrose Cística no HCPA originado no Projeto de Extensão. Os coordenadores do Projeto realizam um trabalho interdisciplinar e interdepartamental agregando o Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE) da FACED/UFRGS, o Departamento de Ciências da Informação da FABICO/UFRGS e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O Projeto de Pesquisa foi aprovado pelo Grupo de Pós-Graduação do HCPA-RS.



 
 
ufrgs


hospital de clínicas


niee


fabico